segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PÉ DE ALGODÃO

Olá caros colegas,

Ao Passar pela cidade do Paulista-PE, me deparei com uma linda imagem, era uma Algodoeira ( Pé de algodão) Foto1 e 2, que esbanjava glamurosamente seus lindos cachos branquinhos e que chamava a atenção de quem passava pelo local. A árvore deveria ter uns 30 ou 40 metros de altura e os galhos espalhados por todo o corpo dela com seus lindo "tufinhos" de algodão. Assim que vi toda aquela exuberância, tentei fotografar,mas por estar dirigindo, não pude fazer isto tão bem e por isso a distância em que a foto foi tirada não permite mostrar a imensidão desta árvore. Diante deste encantamento, resolvi postar algo sobre as Algodoeirase claro, aprender também um pouco mais sobre ela.

Esta planta faz parte do gênero Gossypium, mas comumente chamadas de algodoeiro, são encontradas em regiões de clima quente. As mais cultivadas são de porte arbóreo ou arbustivas. Estas plantas são importantíssimas economicamente por serem as produtoras de uma fibra muito utilizada por nós: o algodão. 


No Brasil, o algodão é colhido entre maio e junho, quando os frutos amadurecem e as cápsulas que envolvem as sementes se abrem, podendo então ser colhida a matéria fibrosa constituída de pelos, que revestem as sementes e que se denomina capulho. 



Existem muitas espécies que são nativas das áreas tropicais da África, Ásia e América, e desde o final da última Era glacial tecidos já eram confeccionados com algodão.No Brasil não se tem notícias de quando exatamente o algodão surgiu. A única coisa que se sabe é que os Índios, antes do descobrimento utilizavam o algodão para suas redes, o caroço para fazer mingau e as folhas da planta para curar ferimentos. 

É isso pessoal, espero que tenham gostado da postagem. Em breve estarei por aqui com mais informações das coisas da Natureza. Obrigada!!!

Nenhum comentário: