quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

OS PEIXES

Atendendo a um pedido especial de um grupo composto por administradores,químicos, psicólogos, engenheiros e econimistas, pessoas desconectadas ao que diz respeito ao mundo dos peixes, resolvi postar um resumo básico sobre estes animais para que todas as pessoas possam compreender um pouco da vida destes fascinantes seres aquáticos.
Os peixes são classificados em três grandes classes: Agnatha, Chondricthyes, Osteichthyes

Os AGNATHAS são os ausentes de mandíbulas. São peixes alongados, sem escamas, com tegumento mucoso e não possuem tecidos duros internos. Ocorrem nas águas frias, tanto no hemisfério norte como no sul. Os representantes mais conhecidos são as lampréias (ordem Petromyzontiformes), que não ocorrem no Brasil. As feiticeiras (ordem Myxiniformes) são peixes exclusivamente marinhos. As lampréias atuam como parasitas de alguns peixes, assim alimentando-se de sangue e tecido muscular de seus hospedeiros que podem ser os salmões e trutas. Há representantes marinhos e de água doce, e algumas espécies são migratórias, vivendo no mar e reproduzindo-se em rios e lagos.As feiticeiras, em geral, alimentam-se de cadáveres ou de pequenos invertebrados bentônicos. Ocorrem na plataforma continental e no mar aberto, em profundidades em torno de 100 metros. Possuem hábitos necrófagos.
Os CHONDRICHTHYES, representados pelos tubarões, raias (ou arraias) e as quimeras,são quase todos marinhos. Algumas espécies de arraias podem ser encontradas em água doce.Nesta classe o esqueleto é cartilaginoso (condro = cartilagem, icties = peixe). A boca é ventral, com uma fileira de dentes pontiagudos e mandíbulas.Eles são peixes compactos, sem pulmão ou bexiga natatória.A fecundação geralmente é interna e as nadadeiras pélvicas do macho são modificadas, formando órgãos copuladores. A maioria das espécies é ovípara ou ovovivípara, havendo poucas que são vivíparas. O desenvolvimento é direto, sem formação de larva, e o único anexo presente é o saco vitelínico.



Os OSTEICHTHYES são os peixes ósseos (gr. osteon, osso + ichthys, peixe) são estruturalmente notáveis pelo esqueleto ósseo, finas e flexíveis escamas, mandíbulas complexas, bexiga natatória e pela estrutura encefálica, diversificados em cerca de 30.000 espécies, reunidas em 42 ordens.Estes peixes são os mais variados e comuns, vivendo tanto em água doce como em água salgada ou salobra, quente ou nas águas geladas dos pólos. Seus representantes mais procurados são o lambari, a traíra, o trairão, o robalo, os jundiás, a corvina, o papa-terra e o tucunaré, entre outros tantos.Seu esqueleto não é tão pesado como o dos vertebrados terrestres. Os músculos segmentados e a cauda proporcionam o impulso para a locomoção e as nadadeiras, a estabilidade e a habilidade de manobras A estrutura dos órgãos dos sentidos permite a detecção de mudanças ocorridas na água.








Peixes de água doce: Traíra, Tilápia e o Surubim









Peixes de água salgada: Borboleta, Robalo, Atum.

Espero que tenham gostado do que foi postado e estou a disposição para qualquer dúvida ou sugestão.Um forte abraço e boa leitura!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

NOVO ESTUDO PARA CONTENÇÃO DO MAR EM JABOATÃO DOS GUARARAPES


O combate ao avanço do mar na orla de jaboatão dos Guararapes-PE vai contar com um novo estudo, que irá complementar os dados levantados pelo Monitoramento Ambiental Integrado ( MAI), elaborado pela Universidade Federal de Pernambuco e concluído em novembro de 2008.O estudo terá como missão a busca de ações de contenção do processo de erosão no litoral do município.A estimativa é que o estudo seja concluído em quatro meses, nas vésperas dos temíveis ventos de agosto.